O primeiro encontro com a primeira turma. O início de uma experiência renovadora e repleta de significados para aqueles que aguardaram com muita ansiedade, o começo das aulas da Turma 1 da oficina EM CENA TEATRO – Prática e Montagem Teatral, que aconteceu no dia 14 de abril – sábado, na sede da Folgazões Companhia de Artes Cênicas.

A vivência do primeiro dia de aula, foi potente e especial não somente para os alunos, mas também para os professores da CENA, que prepararam a aula inaugural de maneira que envolvesse e estimulasse os diversos perfis dos alunos-atores. Foram quatro horas de atividades, partindo com aquecimento lúdico, que promove o resgate do “ser criança” e sua personalidade integral geradora da criação; depois, jogos teatrais que liberam o indivíduo e sua capacidade de interagir com o outro de maneira consciente e prática, o desafio da comunicação gestual e a oralidade sem o verbo propriamente dito.

A cada desafio proposto pelos professores, a resposta engajada dos alunos que iniciaram esse processo, sabendo muito bem onde querem chegar. Uns movidos pelo sonho de se realizarem na cena, outros em busca da profissionalização do ofício – seja como primeira ou segunda atividade na vida. De qualquer forma, a arte como provedora da busca pela vitalidade humana, e impulsionadora de novos caminhos. Na CENA, há espaço para que todos possam se colocar, dizer de si, suas sensações, partilhas, dificuldades, prazeres em novas descobertas (antes jamais imaginadas), anseios, expectativas.

Ao final do encontro, o círculo que une a todos num bate papo olho no olho. O lugar da palavra. Esse foi um momento também muito esperado por todos os profissionais da Escola, pois ao encerrarem-se as atividades desse dia marcante, os professores ampliaram a escuta, para receberem dos alunos, a reverberação de tudo o que foi aplicado ao longo da aula. Atenção total sobre cada comunicação, revelação, percepção ou até mesmo desabafo. Coleta de dados que, sem dúvida, são mote disparadores para que aconteçam encontros únicos, repletos de qualidade, criatividade e ação na CENA.

Ah! Como não poderia deixar de ser, os alunos/atores, foram instigados a se juntarem com os seus pares para trazerem no próximo encontro, um olhar sobre alguns temas disponíveis no material teórico da apostila da CENA – História do Teatro, também preparada especialmente para eles. É a teoria e a prática caminhando juntas nesse lugar feito de compromisso, alegria, disponibilidade, responsabilidade, descobertas e realizações.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.