Exercício de mimese do Grupo criAtua
Exercício de mimese do Grupo criAtua

Os nossos alunos e alunas do EM CENA TEATRO – Oficina de Prática e Montagem estão em ritmo de ascensão. A cada encontro eles nos surpreendem com seu entusiasmo e dedicação. Nesse fim de semana eles escolheram o nome de sua trupe e já criaram a página no Instagram e um blog para registrar seus diários de bordo.

A CENA Escola de Atores – Teatro e Cinema tem a honra de apresentar o Grupo criAtua!

Abaixo uma palhinha do relato de Taty Marques sobre suas vivências na oficina:

Meu Primeiro Relato – Um Resumo dos Primeiros Encontros

O primeiro passo é sempre o mais difícil. No último encontro do grupo (13/04/2019) recebemos a tarefa de criar um Diário de Bordo. Minha primeira reação mental foi: “Ai, Meu Deus! Mais uma coisa para fazer!”. O problema não é o registro em si, mas o tempo que se tem que dedicar a ele. Pensei em fazê-lo por vídeo e percebi que essa é uma barreira que preciso quebrar ainda. Detesto me ver em vídeos! Não me sinto à vontade expondo minha figura. E você deve estar se perguntando o que que estou fazendo no teatro, então. Também já me perguntei isso várias vezes e a resposta é sempre a mesma: eu me sinto feliz nas aulas e eu quero superar minhas limitações. Dito isso e primeiro passo dado, como esta foi a sexta aula, vou resumir minhas impressões dos primeiros cinco encontros:

Primeiro encontro – 09/03/2019

Este foi o encontro com o objetivo de coesão e afinidade entre o grupo. Fizemos uma atividade em que tínhamos de conversar com um colega e depois, na roda, falaríamos dele para o resto do grupo sendo ele, ou seja, interpretando o colega. Foi nosso primeiro exercício de mimese embora ainda não soubéssemos o que a palavra significava. Meu parceiro foi o Alex, um jovem esbelto de 18 anos, muito falante e que gosta de gesticular. Adorei a atividade! Foi muito divertido tentar ser ele. E naquele momento já pude sentir o quanto é difícil dar vida a uma personagem de forma crível. Nas demais atividades, contamos histórias sem pé, nem cabeça; ressignificamos objetos do cotidiano e interpretamos cenas improvisadas. Tudo regado a muita dedicação e seriedade, embora as risadas fizessem coro a cada atividade.

Segundo encontro – 16/03/2019

Recebemos três novos integrantes no grupo: Mônica e Lucca – esposa e filho de Luiz; e Adriano. Trabalhamos o corpo. Foca, um dos nossos ilustres mestres, nos deu uma aula teórica de anatomia e depois partimos para a prática. Tocamos nosso próprio corpo para conhecê-lo melhor. Andamos pelo espaço atentos aos nossos movimentos, ao nosso caminhar, a nossa distribuição de peso, ao nosso equilíbrio. Lembro-me de ter visto muita semelhança entre esses ensinamentos e as práticas marciais orientais nas quais a presença é parte importante do processo. Temos de estar presentes de corpo e alma!

Para continuar lendo acesse o relato completo no blog da turma:
https://grupocriatua.blogspot.com


Quer fazer parte de um grupo seleto que sempre recebe as novidades da CENA em primeira mão? Fale com Molière, nosso Assistente Virtual
Inscreva-se: http://bit.ly/Moliere_Assistente_Virtual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.