Os professores da CENA estão sempre engajados em projetos transformadores e em busca de novos desafios que os ajudem em seu auto desenvolvimento como profissionais e como pessoas. Hoje tivemos o prazer de conversar com Brenda Perim sobre um desses projetos.

De Recreio em Recreio” é uma realização da Cia NÓS de Teatro e tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, através do edital de 004/2018 de Coletivos Artísticos Juvenis, que tem por objetivo incentivar grupos formados por jovens artistas.

CENA: Como surgiu a ideia do projeto?

BRENDA: Surgiu do desejo do Marco (Marco Antônio Reis) e meu de nos aprofundarmos e conhecermos mais o universo da Contação de Histórias, justamente por percebermos nele a possibilidade de ir para lugares que muitas peças de teatro não conseguem, promovendo o acesso à arte e à cultura para pessoas que não têm.  A proposta do De Recreio em Recreio foi justamente entrar em escolas municipais mais marginalizadas de Cachoeiro de Itapemirim, escolas que quase não conseguem se deslocar para os centros culturais no centro da cidade como o teatro Rubem Braga.

CENA: E como foi esse processo?

BRENDA: Fomos para o Rio de Janeiro fazer uma imersão cultural com o Grupo de Contação de Histórias “Ih, Contei!”, onde ficamos durante 7 dias imersos no universo da contação de histórias trabalhando questões de oralidade e repetição, aprendendo a confecção e manipulação de bonecos, os principais fundamentos da contação de histórias, e o que é indispensável para a contação de histórias e, à partir disso, surgiu a sessão “Um Cesto de Histórias” que trabalha com algumas lendas do Folclore Brasileiro.

CENA: Quais os principais desafios que tiveram de enfrentar?

BRENDA: Um dos principais desafios foi a relação com a Secretaria de Educação da cidade. Não era possível ir direto às escolas oferecer o projeto, mesmo sendo totalmente gratuito. Ao passar pela secretaria eles colocavam diversos obstáculos (mesmo gostando do projeto), receavam que ao invés de incentivar os alunos e auxiliar na formação, estes tipos de projetos atrapalhassem o desenvolvimento dos mesmos na sala de aula. O que nos impediu, inclusive, de ir a escolas mais distantes, uma vez que o rendimento destas era mais baixo. A Secretaria achou melhor ir às escolas que já  tinham um bom desenvolvimento. O nosso objetivo, na verdade, era realmente ir às escolas mais distantes, onde há uma dificuldade do acesso. A contação de histórias pode, e é, uma ferramenta transformadora no incentivo à leitura, pois aguça a curiosidade da criança para conhecer mais a história que acabou de ouvir. Mas, de qualquer forma, as escolas que foram escolhidas pela Secretaria, ainda assim, careciam muito de atenção. Muitas crianças nunca haviam ouvido falar sobre nada do folclore, outras não sabiam o que era teatro. O fato de ter duas pessoas na hora do recreio (o momento pré contação de história) já era extremamente importante para elas. Sem que a gente chamasse elas já sentavam ao nosso lado, conversavam, perguntavam, afinal, existe uma curiosidade, que necessita de estímulo para continuar a se desenvolver.

CENA: E o que você e o Marco tiraram dessa experiência?

BRENDA: O que fica pra gente é a necessidade de continuação destes tipos de projetos, para que essa semente continue sendo cultivada, para que não funcione apenas como uma ação isolada. Quando íamos embora das escolas as crianças sempre perguntavam: “vocês voltam amanhã?”. O que só ressalta que uma ação, mesmo que apenas no horário do recreio, pode ser realmente transformadora.


E você, caro(a) leitor(a)? Gostaria de fazer parte deste grupo de pessoas que quer sempre o melhor para si e para o mundo? A CENA está elaborando a oferta de cursos para o segundo semestre de 2019.

Ficou interessado(a)? Preencha o formulário de espera abaixo que assim que abrirem novas vagas nós entraremos em contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.