Na VOCÊ NA TELA – Oficina de Interpretação e Relação com a Câmera, você trabalhará a atuação para a câmera interpretando textos curtos (monólogo) e com outros atores (diálogo), mergulhando no universo da interpretação para câmera e aprendendo como funciona a gravação de cenas para cinema e TV. Trabalharemos o desenvolvimento de suas habilidades artísticas para que vivencie, de forma consciente, o processo de criação e composição da personagem. Trabalharemos exercícios para desenvolver o autoconhecimento, a consciência corporal e vocal, estimular a criatividade e o trabalho em equipe, além de praticar o senso reflexivo e crítico nas análises das cenas. Uma oportunidade para se preparar para entrada no mercado audiovisual.

Idade: Jovens e adultos

Carga horária: 10 horas

Indicação: direcionado para quem quer iniciar na relação com a câmera ou se aperfeiçoar na interpretação cinematográfica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Jogos teatrais;
  • Preparação corporal;
  • Preparação vocal;
  • Interpretação;
  • Interpretação para câmera;
  • Construção da personagem;
  • Relação com a câmera;
  • Exibição de referências (filmes, vídeos, etc.).

REALIZAÇÃO

CENA Escola de Atores – Teatro e Cinema

Duetto Arte & Movimento

OS ORIENTADORES

Foca Magalhães

Ator, produtor, diretor, designer, marketing planner e outras coisinhas mais. Capixaba, residiu durante 17 anos em Ouro Preto (MG) onde estudou artes cênicas (UFOP) formando-se como ator e professor de teatro.

Com 20 anos de profissão, faz parte da Folgazões Companhia de Artes Cênicas desde 2010. Em sua carreira já atuou e produziu mais de 15 espetáculos. Ministrou o Curso Livre de Teatro da UFES (2015 a 2017). Atua também para cinema (6 longa-metragens), curta-metragens e produções audiovisuais publicitárias e institucionais. Foi o preparador de elenco do longa-metragem “A Mata Negra”, de Rodrigo Aragão, e integra o elenco do seu novo longa-metragem “O Cemitério das Almas Perdidas”, que será rodado em agosto/setembro deste ano. Também é produtor e diretor (teatro e audiovisual) tendo realizado dezenas de projetos.

Seu trabalho é focado na pesquisa da interpretação e na formação de profissionais para o teatro. Atualmente divide sua rotina entre as atividades artísticas, de produção e gestão da Folgazões, preparação de elenco para cinema/TV, direção e produção de projetos audiovisuais, projetos de marketing e design para clientes corporativos e as aulas e gestão na CENA Escola de Atores. Faz parte do grupo de estudos em cinema FINO TRATO – artistas em processo.

Leonardo Patrocínio

Ator, diretor artístico e professor de teatro. Trabalha na área há 18 anos, permeando os universos do teatro, do cinema e da dança – atuando em mais de vinte espetáculos.

Estudou Direção de Atores na Academia Internacional de Cinema (SP), Intensivo de Interpretação para Cinema (Artcênicas / RJ), dentre vários outros cursos voltados para o ofício do ator, desde sua formação inicial em Teatro na FAFI (ES).

Atuou em três longas metragens rodados no Espírito Santo: A Onda da Vida (de José Augusto Muleta e Raphael Gasparini), Entreturnos (de Edson Ferreira) e Punhal (de Luiza Lubiana). Está no elenco de mais três curtas metragens: Agrados para Cloê; Milagre; Ao vivo de Bergue. Participou de vários comerciais de TV: Café Meridiano, TV Gazeta, Faculdade Salesiana, Vitoriawagen, Procon, Detran ES, Prefeitura de Vitória, Prefeitura de Vila Velha e Galwan.

Como diretor artístico destacam-se os espetáculos: “O Último Carro” (2015); “Colorido ao Cinza” (2014); “Inven7ário – O fim de uma época” (2014); “Benjamin” (2012).

Como professor, ministrou disciplinas no curso Técnico em Teatro da FAFI por dez anos, chegando a dirigir os espetáculos de conclusão das turmas de 2009, 2014 e 2015. Em 2016, ministrou o Laboratório do Ator no Centro Cultural SESC Glória.

Atualmente, dá aulas de teatro nos seguintes espaços: DUETTO Arte e Movimento (Vitória); Colégio Marista (Vila Velha), FDV (Faculdade de Direito de Vitória). Integra o grupo de estudos em cinema Fino Trato – artistas em processo.


Ficou interessado(a)? Preencha o formulário de espera abaixo que assim que abrirem as vagas nós entraremos em contato.